#Palavras do Pai

A supervalorização da cruz †

Cruz † : figura geométrica e estaca de tortura há alguns séculos. Porque é tão valorizada nos dias de hoje?

Ela é mundialmente conhecida relembrando a morte de Jesus, mas porque essa supervalorização e superexposição da mesma? Além de estar presente em terços e em outros objetos católicos, hoje em dia ela é encontrada em 1001 bijuterias e estampada em diversos lugares. Além de ser lembrada como sacrifício ela é hoje um símbolo fashion. Pode ser encontrada desde os lugares santos até os mais profanos.

No meio cristão ela é um objeto de adoração e de ‘proteção’ para muitos, afinal, Jesus, o filho de Deus, morreu em uma delas, não é mesmo? Mas porque a “cruz de Cristo”? Tanta gente já morreu da mesma maneira: assassinos, estupradores e outros “da pior espécie”. Então porque lembrar da morte de Jesus se há também a morte de João, de José (nomes fictícios) e tantos outros?

João e José cometeram crimes. Jesus foi acusado e morto injustamente. A morte deles só importaria para própria vida deles e dos familiares, ou dos que foram prejudicados por eles, claro. A morte de Jesus foi o sacrifício feito para que toda a humanidade fosse salva por Seu intermédio.

A cruz de Cristo deve sim ser valorizada, mas é o próprio Cristo quem deve ser supervalorizado, porque foi graças a Sua morte que hoje podemos alcançar a salvação e não graças ao objeto pelo qual ele morreu. A cruz em si ou o sinal dela feito com as mãos não traz proteção, salvação, nem nada. O que salva, cura, liberta, transforma, dá nova vida e consolo é Jesus.

Jesus é o protagonista, a cruz é uma mera coadjuvante; supervalorizemos então o Cristo. Aliás, supervalorizar a Cristo ainda é valorizá-lo muito pouco diante da sua atitude e amor por nós.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s