#Palavras do Pai

Além das aparências

Somos preconceituosos.
Criamos personalidades através de imagens, tachamos pessoas com base nas fofocas que ouvimos, criamos rótulos. Temos a triste ilusão de que por falarmos de uma forma diferente ou nos comportarmos de maneira mais educada, tornamo-nos perfeitos. Baseamos nossas vidas e nosso próximo naquilo que vemos. Parecemos maduros ou vividos o suficiente para determinar de pronto a realidade por trás das aparências, mas não é bem assim. Falhamos muitas vezes porque não conseguimos nem mesmo ir pouco mais além daquilo que nossos olhos podem ver.

Essa provavelmente já seja uma história conhecida sua… Em I Samuel 16, quando nos é contado sobre Davi, temos uma surpresa. Samuel, homem que ouviu o chamado do Senhor em sua infância, foi direcionado a ir até a casa de Jessé e ungir o homem que Deus estava separando para o reinado. Jessé tinha 7 filhos, dentre os quais o menor era Davi. Quando Samuel viu o pequeno homem que Deus escolheu para ser levantado rei após Saul, não deve ter acreditado. Dentre tantos homens fortes e guerreiros – como Eliabe ou Abinadabe, irmãos de Davi – Deus escolheu o caçula da família. “Logo o caçula?!”, deve ter pensado Samuel. A escolha de Deus foi espantosa. Pequeno, novo, despreparado, fraco. Incapacitado demais. “Ele não seria capaz de tanta responsabilidade”… Quantos pensam assim também ao nosso respeito?

Quando Samuel viu Eliabe e o cogitou como escolha divina, Deus o falou: Não te impressione diante da aparência nem da estatura desse homem, pois Eu o rejeitei. Eis que Deus não enxerga como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração a aparência, mas o Senhor sonda o coração.” (I Samuel 16: 7)

Que versículo maravilhoso! Nenhum defeito ou incapacidade aparente pode parar o agir de Deus. Talvez o ‘Samuel’ que te enxerga como incapaz hoje esteja dentro de você. Não dê ouvidos aos seus pensamentos ou o de tantas pessoas a seu respeito, que te julgam como incapaz, despreparado ou imaturo demais. Algumas delas querem te desmerecer e te fazer estagnar diante dos seus propósitos. O Senhor é contigo! Se foi o criador do universo que te escolheu, o que meras pessoas podem determinar a seu respeito?

Muito mais impressionante do que a aparência, é o que Deus pode fazer com a vida de alguém que escolhe obedecê-lo e ser fiel. Não precisa confiar na força do seu braço, porque nela você não pode nada mesmo. Deposite a sua confiança em quem pode te tirar do campo e do cuidado de ovelhas para te colocar no trono, como Rei de uma nação! Eliabe foi aprovado por Samuel, mas Deus o rejeitou. Foi a palavra do Eterno que prevaleceu sobre a vida de Davi, e é essa mesma palavra que prevalecerá sobre a sua!

 (Isadora Bersot)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s