#Palavras do Pai

A realidade distinta e distante

IMG_20150302_124559“Oh, Deus, ajuda me a servir-Te tão fielmente em liberdade, quanto tentei fazê-lo em prisão. Não permita que as circunstâncias mais fáceis diminuam minha dedicação.” Haralan Popov

Ganhei esse livro num momento ‘oportuno’ pelo qual a Igreja tem passado nos últimos dias. Todos tem podido ver a que nível tem chegado a perseguição religiosa em países como a Síria. Não vou mentir dizendo que sei ou imagino o que seja, porque eu não tenho a menor noção do que eles tem enfrentado. Homens são torturados, mulheres presas, crianças sendo feitas escravas sexuais. Como meu coração se entristece com essa realidade tão dura!

No Brasil, mundo livre, não vemos o mesmo fervor e paixão. Existem aqueles que abrem mão do Evangelho porque não alcançaram sua vitória financeira ou não tem seu nome respeitado. A cruz, que deveria ser carregada na terra, é deixada de lado e as pessoas almejam somente os céus. Somos daqueles que gostam de pular os processos. É o Evangelho dos próprios interesses que tem sido propagado em massa. Quanta mesquinharia existe em nosso meio. A barganha espiritual é crescente e deveríamos nos envergonhar. Glória a Deus pelo ‘sete mil’ que permanecem firmes em sua fé e não se dobraram perante Baal.

O que mais confirma minha crença em Deus diante dessas situações extremas é saber que agora, nesse minuto, existe uma pessoa numa igreja subterrânea correndo riscos que eu talvez jamais seja capaz de imaginar, por sua fé e amor à Cristo, mas que permanece adorando e clamando como se fosse sua última oportunidade – porque, afinal, talvez seja mesmo.

A Igreja livre tem muita certeza de que o amanhã chegará trazendo nova oportunidade de ‘fazer melhor’. A Igreja perseguida sabe que a realidade é outra.

Assim como Jesus, que suportou tantas aflições em carne, eles também sabem pelo que esperam na pátria celestial. A glória que há de ser revelada não se compara a dor! Pra quem sabe pelo que aguarda, a morte não é um pesadelo, mas um presente. A morte dos Santos é um lucro tão grande que Deus se alegra nela! Só a plena certeza pelo que virá deu coragem e força para pessoas como Haralan enfrentarem treze anos de separação da família, frio, congelamento, lavagem cerebral, torturas, pressões psicológicas, açoites, prisões e espancamentos. (Saia da gramática e compreenda a dor física e emocional que essas situações geram).

Você se pergunta “onde está a bondade e a misericórdia de Deus nesse caos”? Ainda sobre eles. Sobre nós. Elas não dependem de nossos sofrimentos, das nossas aflições. São elas que em meio a dor são manifestas e fazem pessoas como Haralan permanecerem firmes e convictos de sua fé. Temos muito o que aprender com nossos irmãos perseguidos. É fácil dar graças “em todo tempo” quando você está vestido e limpo. Quando seu estômago está cheio e seu carro na garagem. Quando você tem uma cama pra dormir e uma coberta pra se aquecer. E se Ele te permitir passar por uma prova severa como fez com Jó, por exemplo? E se Ele contrariar as teologias deste mundo e te fazer passar fome, ser preso e perder o emprego? E se acabar a campanha da sua igreja e Ele não te der nada? E se seu corpo, que você ama e cuida tanto, for esmurrado até quase a morte e se desfigurar? Chocante demais pra você? Pra mim também.

O mais triste é pensar que amanhã talvez você já tenha se esquecido dessa realidade, mas ela continuará existindo. Sangue continuará sendo derramado e vítimas sendo feitas. Desperte! A realidade do Evangelho pode ser um pouco diferente do que você tem ouvido por aí, mas é um tesouro pra quem encontra nela sua plenitude, ainda que em situações onde ele pareça tão obscuro e inexistente. O amor do Senhor é constante e imutável. Que Ele nos ajude a alcançar esse mesmo amor que nossos irmãos perseguidos possuem pela causa de Cristo!

Filipenses 1:29 – “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele.”

(Isadora Bersot)

#WeAreN #NósSomosOPovoDaCruz

Um comentário em “A realidade distinta e distante”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s