#Cartas a Igreja

Para Pérgamo #30

(Leia #Cartas a Igreja)

Apocalipse 2: 12-17

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

13 Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.

15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Não sei se percebeu isso, mas todas as cartas pras igrejas são bem simples e curtas, de forma que a mensagem seja passada em sua essência e ponto. João não floreia a mensagem ou fica “enchendo linguiça”. Isso vale como exemplo pra nós: se Deus te direcionou a dizer/escrever algo pra alguém, diga estritamente o que Ele mandou. Não permita que sua carne anule a mensagem do Espírito enviada a outros através de você.

Quando João diz que eles habitam onde está o trono de Satanás, revela a difícil realidade de Pérgamo. Eles estavam debaixo de constantes ataques malignos, mas ainda assim o nome de Cristo e sua fé eram mantidas no meio deles. Antipas provavelmente foi um mártir dessa igreja, e ainda assim, Pérgamo permaneceu firme. Deus se agradou de sua fidelidade, mas ainda tinha algumas coisas contra essa igreja (o que frisa mais uma vez que por melhores coisas que façamos, elas não anulam ou santificam o que temos feito de forma contrária). Dentro da igreja existiam membros que seguiam já doutrina dos nicolaítas. O Senhor não suportava isso, porque eles contaminavam outros com seus ensinos distorcidos, fora aqueles que seguiam também as doutrinas de Balaão, incentivando o povo à idolatria.

O clamor do Senhor foi um só: arrepende-te! Ou seja, “volte atrás e não permita ou pratique tais obras. Realinhe-se! Volte a andar inteiramente debaixo daquilo que é agradável a Mim. Eu não suporto o pecado e vocês também não podem tolerá-lo.”

Mais uma vez Deus encerra dizendo pelo que aguardam os vencedores: aqueles que não se renderam as falsas doutrinas e ensinamentos, mas permaneceram firmes em sua fé e nos ensinos corretos. Talvez você também esteja habitando onde está o trono de Satanás: cercado de pecado e de influências distorcidas acerca de Cristo, sendo tentado a desanimar e abandonar a sua fé. Não desista, ainda que haja morte ao seu redor. Deus honra aqueles que não vacilam diante de insistentes ataques malignos. Se a sua realidade for a mesma que a de Pérgamo, fique firme. A honra do Senhor e Sua recompensa serão visíveis em sua vida e te preparam para um futuro de glória.

(Isadora Bersot)

Instagram | Facebook | Twitter | Ask

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s