#TestemunhoGrécia

Dia 5 – Meteora, Monastério e Igreja Metamorfose

Καλησπέρα, Brasil! (Boa tarde, em grego)

Como prometido, vou falar sobre Meteora hoje também. É um lugar fantástico! São várias pedras gigaaaaantes no meio do campo. É de tirar o fôlego! Existe uma imagem muito difundida por aqui onde aparece um homem dentro de um saco sendo suspenso até o alto dessas pedras. Em cima delas existem alguns monastérios, e há muitos anos a única forma deles chegarem até o topo era assim! Eles entravam nesses ‘sacos’ e lá em cima outros giravam uma grande manivela que fazia o saco subir com o monge. No monastério essa estrutura está preservada. É um lugar incrível!

Na volta, à caminho de Tessalonica, descemos num túnel que dava acesso à um lindo riacho. A água é super transparente e pode ser bebida, além de ser muuito gelada! Daqui há alguns dias vocês verão as fotos disso tudo que estou contando.

Após o almoço tivemos 2 palestras com arqueólogos na Igreja da minha amiga grega, e foi muito emocionante. Ela não vinha para a Grécia há 2 anos e seu marido há 3 e meio! Foi impossível conter as lágrimas… Me imaginei na mesma situação (até porque vivo isso também) longe de casa, dos amigos, da própria igreja… A renúncia é doída, mas sempre vale a pena. A felicidade acompanha àqueles que permanecem no caminho dEle porque enxergam o fim de glória resultante do sofrimento.

Antes de chegarmos no riacho aconteceu algo muito especial pra mim. Eu vivo com a bandeira da Grécia por aqui, tirando foto e tudo mais. Ontem eu estava com ela nas costas, como se fosse um casaco. Nisso, o nosso motorista me comprou de presente uma  bandeira amarela com uma águia de duas cabeças em preto. O marido da amiga grega explicou pra nós que essa bandeira, juntamente  com a da Grécia, representa a unidade da igreja. Eis a explicação que encontrei:

Quase chorei quando a recebi! É exatamente isso que eu quero: levantar a bandeira de Cristo e declarar a unidade da Igreja nessa nação. Deus é lindo e sempre confirma o propósito pelo qual fomos chamados.

Até amanhã!

(Isadora Bersot)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s