#Palavras do Pai

O caráter dos nossos sonhos #56

Começo dizendo hoje que nossos sonhos refletem nosso próprio caráter. Todos nós sonhamos, planejamos, projetamos. Almejamos um emprego, uma faculdade, ou uma casa nova, por exemplo. Mas onde será que Deus entra nos nossos projetos?

José foi conhecido como um grande sonhador. Como filho preferido de Jacó, era invejado por seus irmãos. Vou citar abaixo alguns versículos de sua história e suas lições (mas se você ainda não conhece, te aconselho a ler desde o começo do capítulo):

“Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.” Gênesis 37:5

– Cuidado com quem você compartilha seus sonhos. Nem todos tomam as suas dores ou lutam as suas guerras. Se José não tivesse contado o sonho pra seus irmãos, talvez não fosse preciso ter passado pelo poço e pela prisão.

“Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.” Gênesis 37:11

– O pai acreditou naquilo que José falou, por isso apesar de não demonstrar, guardou em seu coração o que foi dito. Nós precisamos fazer o mesmo acerca dos sonhos que temos. Mesmo que não tenhamos um Pai como esse (interprete como amigos, pessoas íntimas) que acreditam, guardam a palavra com você, nós precisamos fazê-lo. Afinal, a Palavra, o Sonho, a Promessa; foi liberada para nós, e nem todos serão ousados ou terão fé suficiente para crer.

José foi conhecido como sonhador por seus irmãos, mas ele sabia o que havia sido revelado por Deus. Você melhor do que ninguém sabe o que tem almejado, mas “seus irmãos” (que podem representar sua consciência, as circunstâncias ou incredulidade) podem estar te impedindo de viver a realidade dessas coisas.

Vários outros versículos nos ensinam lições valiosas sobre esse tema.

 “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4:3

Nosso coração é enganoso e, por causa do pecado, não há nada de bom em nós. Grande parte dos nossos desejos, por mais que falemos que são pra glorificar a Deus, na realidade não o são! Não passam de carnalidade barata. Nossos sonhos e projetos muitas vezes não se concretizam porque só queremos saciar nossas vontades, e não realizarmos a vontade do Pai.

 “Assim resplandeça a vossa luz perante os homens, para que vejam as vossas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” Mateus 5:16

O maior objetivo das nossas obras deve ser, principalmente, a glória de Deus. Será que um emprego novo te fará glorificar a Deus ou te fará confiante nos seus próprios esforços? Será que seus sonhos são simplesmente pra realizar os desejos imundos do seu coração? Precisamos urgentemente investigar nosso coração, as reais intenções por trás dos nossos planos… Todos eles devem culminar na glória de Deus.

 “(21)Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. (24) por isso Deus os entregou nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si.” Romanos 1:21-24

Não dar glória a quem ela era devida (a saber, Deus) fez com que colhessem do Senhor sua entrega a seus próprios desejos! Apesar de conhecerem a Deus, pois a própria criação manifesta o Criador, seus corações não foram convertidos a Ele. Imagine que grande fiasco seria pra nós se Deus não fosse misericordioso e nos lançasse a nossa própria sorte?

Quantos sonhos são para o nosso próprio deleite? Até podemos mascará-los e burlar seus objetivos tornando-os aceitáveis diante dos homens como “””agradáveis ao Senhor”””, mas na verdade, se pudéssemos mostrar a realidade dos nossos corações, eles não passariam de caprichos humanos. Queremos provar para os outros o quanto somos capazes. Queremos ser reconhecidos. Queremos tomar o controle das nossas vidas como se fôssemos suficientemente bons pra fazer isso.

Faltam pessoas que sonham os sonhos de Deus. Não por pensar que Ele vai nos trazer luxo, fama ou prosperidade, mas por entenderem que de fato, antes do nosso nascimento, Ele já tinha planos pra nós. Precisamos realinhar nosso coração aos propósitos eternos. Nossa mente precisa se elevar, ao ponto de alcançar um pequeno sinal do que Deus espera de nós, pra que caminhemos em Sua direção. Certamente, todos os sonhos dEle convergem para Sua própria glória! Precisamos alinhar os nossos sonhos e abandonar alguns se forem preciso.

Temos a tendência de achar que somos supra-sumo, e não precisamos de Deus. Não declaramos isso com nossos lábios, mas nossas atitudes revelam essa verdade. De certo ponto, queremos barganhar com Deus, como se fôssemos capazes de decidir melhor do que Ele próprio. Se Deus nos manda ir pra direita, ficamos pensando se realmente era isso que deveríamos fazer. Não estamos tão dispostos a obedecê-lo como deveríamos, mas estamos sempre a postos pra ponderar acerca de Suas decisões.

Já passei por algumas experiências de ter até o meu gosto ou sentimento mudados com relação a algumas situações simplesmente porque permiti que o Espírito Santo me conduzisse a Sua vontade. Acima de todas as coisas, sonhar os sonhos de Deus, de um jeito ou de outro, implicam em abandonar nossa própria vontade. Isso custa? Sim, e muito. Mas que imensa alegria é poder garantir que você está debaixo da direção e do propósito eterno sobre a sua vida!

A plenitude da vontade dEle sobre nós deve bastar. Muitos dos nossos projetos seriam considerados inúteis se pensássemos numa perspectiva de eternidade. Precisamos entender que o maior objetivo de nossas obras deve ser fazer o ide, alcançando assim outras almas para povoarem juntamente conosco o reino dos céus e glorificar ao Pai!

Nesta hora, que você peça ao Espírito Santo para te corrigir em amor, e te colocar no centro da vontade de Deus. Que você possa reavaliar as suas intenções em cada objetivo traçado, a fim de encontrar a glória de Deus em cada um deles. A última palavra vem dEle! Seja abençoado!

Ouça essa canção: Os sonhos de Deus – Preto no Branco  https://www.youtube.com/watch?v=7TrlHs5x-Do

(Isadora Bersot)

Um comentário em “O caráter dos nossos sonhos #56”

  1. Viva os Sonhos de Deus em nossas vidas, qEle cresça e eu diminua. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. ” Gálatas 2:20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s