#Palavras do Pai

O amor muda as coisas #135

O mandamento que resume os outros dez é “amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Verdadeiramente o amor tem poder pra mudar as coisas!

Você lembra da mulher adúltera (João 8) que foi surpreendida em plena luz do dia e correu o risco de ser apedrejada? Diferente dos que só queriam o seu mal, Jesus chega e fala “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Os acusadores saem envergonhados, a mulher perdoada.

Agora pense no seu dia-a-dia… Já reparou no quanto você pondera quando quem você ama erra? É fácil apontar até os dedos que não tem quando alguém que você não conhece ou não gosta comete um delito, mas se é um amigo, por exemplo, parece que a sua balança da justiça passa a ter 2 pesos e 2 medidas. Se um desconhecido fura o sinal você pensa que é um absurdo, mas se é um amigo seu você diz que ele certamente tem seus motivos, pode ser alguma emergência. Não é preciso dar outros exemplos… Basta que você bote a cabeça pra funcionar e lembre quantas vezes você julgou situações iguais de maneiras diferentes dependendo de quem fez o que.

Voltando a síntese dos mandamentos, o amor deveria gerir todas as nossas ações, mudando a forma como julgamos e tratamos o próximo – todos eles. Só o amor é capaz de fazer isso. Não quero dizer aqui que o amor tolera o erro – no sentido de relevar e fazer vista grossa – apesar de ser perdoador; mas que um amor bem afinado pode corrigir, e deve guiar,  nossas reações, julgamentos e atitudes. Sempre vale repensar e enxergar o outro lado da moeda, a outra versão… Sempre.

Enxergue o outro como alguém que você ama, até que você ame de verdade.

(Isadora Bersot)

 

4 comentários em “O amor muda as coisas #135”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s