#Palavras do Pai

“A paixão me pegou #170

Resultado de imagem para revelaçãoTentei escapar, não consegui!” Quem não lembrou dessa música do grupo Revelação, hein? Hein? Hein? :P Confesso que alguns textos bíblicos sempre me lembram alguma música rs Mas não é sobre isso que vim falar aqui agora. Aliás, também é.

Pra quem não sabe (ou nunca leu a aba “quem faz“, aqui no blog), tenho 23 anos. Posso considerar que estou na juventude, certo? Então…

Foge também das paixões da mocidade (ou “dos desejos malignos da juventude”); e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Tm 2:22

Nesta carta pra Timóteo, Paulo dá vários conselhos. O versículo acima é um deles! E considerando que esse, em especial, era um alerta sobre a juventude, podemos encarar como um recadinho pra gente também.

O que chamam de “flor da idade” é o que a maioria dos leitores aqui do blog vive hoje. É a época cheia de sonhos e frustrações, conquistas e derrotas… É a busca por um diploma, um bom emprego, é a competição no mercado de trabalho, a observação das injustiças sofridas, os desejos pessoais, os questionamentos infindáveis sobre a vida, as dúvidas eternas sobre o futuro, os planejamentos incessantes sobre o dia de amanhã – que geralmente traz o que a gente não pediu, nem pensou. É muita coisa que cerca os nossos dias e bombardeia a nossa mente incansavelmente. E sim, precisamos encontrar um equilíbrio com urgência – e, sobre isso, te indico a leitura desse post.

O que ocorre hoje é que a maioria de nós “encalacrou” na mente que “o que é certo e errado?” é o principal dilema a ser resolvido da história. “Isso é pecado ou não é?” Uma leitura bíblica sanaria todos esses questionamentos infantis de quem prefere andar no limiar do pecado ao invés de rejeitar aquilo que, de repente, até é lícito, para se manter santo.

A palavra paixão tem inúmeros significados no dicionário, mas sobre o versículo citado no começo desse post, podemos definir como uma

“inclinação emocional violenta, capaz de dominar completamente a conduta humana e afastá-la da desejável capacidade de autonomia e escolha racional.” 

Resultado de imagem para baladaEla simplesmente não te deixa pensar! Pode ser sincero… Quando você “tenta escapar, e não consegue” (pegou a referência? rs), você sabe que faz loucura. Você se entrega a tudo aquilo que prejudica seu corpo, sua mente e sua alma. Olhem o que lemos 2 Timóteo, logo no capítulo seguinte:

Nos últimos dias haverá tempos difíceis. As pessoas serão egoístas, avarentas, orgulhosas e arrogantes. Elas falarão mal de Deus, desobedecerão aos pais, serão ingratas e não se incomodarão com as coisas de Deus. Elas não terão amor pelos outros, não perdoarão a ninguém, serão caluniadoras, não terão domínio próprio, serão cruéis e inimigas do bem. Elas também serão traidoras, atrevidas, estarão cheias de orgulho e amarão mais os prazeres do que a Deus. Elas farão de conta que são religiosas, mas rejeitarão o poder da religião. Afaste-se dessas pessoas! Eu digo isto porque entre elas se encontram aqueles que penetram nas casas e conseguem cativar mulheres que não têm qualquer controle sobre seus desejos. Estas mulheres estão cheias de pecados e são levadas por todo tipo de paixões. Elas estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade.

Pode confessar: você manda mensagem prum traste qualquer, enfia a cara na bebida, chuta o balde na comida, enfim, fica fora de si! Mesmo que aparentemente seja algo “bacana” (ficar doidão, “esquecer” dos problemas, se vingar…), num maior prazo de tempo você sabe que provoca dores que poderiam ser evitadas. Na real, a gente só consegue fugir quando resiste! Quando a Bíblia diz: “Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”, ela não tá brincando não. Isso é real! Antes dele fugir, quem tem que começar a fugir é a gente! 

Resultado de imagem para televisão pngVale uma ressalva aqui: uma coisa pecaminosa pra mim, pode não ser pra você! Vou explicar. Existem coisas que são pecaminosas pra qualquer pessoa: roubar, matar, mentir, adulterar, se embriagar, etc, etc, etc. Mas outras, que são permitidas pra alguns, podem estar relacionadas a algo pecaminoso na sua vida pessoal. Assistir uma novela ou filme, de repente ouvir algum gênero musical ou acompanhar um canal de youtube, por exemplo, pode levar alguém a pecar, enquanto a outro não causa danos.

Regrinha de ouro pra gente: na dúvida, é melhor fugir! Porque a gente, muitas vezes, se acha tão forte, tão resistente, tão incorruptível, que quer mostrar que pode enfrentar o mundo todo, quando, na realidade, a Bíblia alerta àquele que pensa estar de pé, cuidar pra não cair. Super-homens e super-mulheres só existem na fantasia. Na vida real, todo ser-humano é comum, ordinário, passível de erro. A Bíblia é o livro que mais expõe a fraqueza de seus heróis. E todos eles foram reais, como eu e você.

Queremos que contem sobre nós uma vida de mentira, porque queremos ser reconhecidos pelos nosso méritos, não pelas nossas quedas. Ter “sucesso na vida”, como dizem, é coisa rara. Quase como encontrar o bilhete de ouro pra fábrica de chocolates. O que une todo homem é o fracasso, não o sucesso. Deus precisou matar Jesus pra nos religar a Ele. Os soldados que o conduziram a “Via dolorosa”, aqueles que martelaram os pregos e que transpassaram  o corpo de Jesus não são vilões. Eles foram peças fundamentais pro cumprimento da carreira de Cristo em Terra. Jesus chegou ao cume da vergonha e humilhação humanas pra se achegar a nós. Fomos unidos pela dor, vítimas de um amor que suportou tudo pra nos ter por perto. Um amor que continua suportando tudo, mas que não tolera o pecado, porque é o que nos afasta do Eterno. Um Amor que entende as falhas geradas no Gênesis, e, por isso, promove arrependimento e transformação a fim de nos levar aos céus descritos no Apocalipse.

(Isadora Bersot)

Já falei sobre um assunto relacionado ao de hoje aqui também. Confira no link ;)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s