#Palavras do Pai

Olhares da Graça #196

Tenho reparado nos últimos tempos que ouvimos e pregamos bastante sobre a Graça de Deus – especialmente se for pra falar sobre os nossos próprios defeitos e pecados. Muitos, com medo dos olhares tortos, batem no peito (ou postam no facebook) dizendo que ninguém pode acusar porque a Graça superabunda no pecado, e que, por isso, Deus já os perdoou. É fato que há um entendimento bastante equivocado sobre a Graça de Cristo, mas não é nesse ponto que pretendo focar aqui hoje.

Quando conhecemos alguém e descobrimos (ou nos confessam) alguma de suas fraquezas – uma área em que ele(a) é mais tentado e que, por consequência, pode dificultar uma vida em santidade (que não está ligada necessariamente a questões sexuais, como a maioria pensa!) – tendemos a enxergar essa pessoa com outros olhos. Se é um amigo, a gente confia. Entende, Ora. Até aconselha. Mas se não é, a gente cria uma pulga atrás da orelha que não morre nunca! Desconfiamos, questionamos qualquer aparente mudança, condenamos. O pecado do outro também acaba por cegar a nossa vista. Tornamos a Graça (que supostamente nos alcança) intocável ao outro.

É lógico que não se pode generalizar. Há muito mal no mundo! Há falsos profetas, até falsa-gente! Há quem nunca vá mudar. Há quem vá morrer mentindo, sendo rebelde, se embriagando, cobiçando, matando, adulterando, roubando (pra citar apenas uma pequena lista de pecados). Mas precisamos tomar cuidado para que não nos tornemos reprodutores do mal que nos alcançou um dia. Pra que não nos tornemos críticos em excesso. Precisamos de discernimento para reconhecer os males que nos cercam e exame pessoal, para que não sejamos nós aquilo que condenamos.

Nos falta o mesmo olhar gracioso, misericordioso e benevolente que recebemos de Cristo. Devemos dirigir esse mesmo olhar a quem nos cerca. Temos muito o que mudar.

(Isadora Bersot)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s