#Palavras do Pai

Domínio equilibrado #220

É comum que entendamos que o domínio próprio sempre tem a ver com raiva e ira, contudo, não são só esses sentimentos que precisamos dominar.

A Bíblia fala que há tempo para todas as coisas, amar e até odiar! Parece louco, né? Mas a verdade é que o domínio próprio não fala sobre exclusão, mas sobre controle — talvez você não deixe de se sentir triste, mas saberá moldá-la ao ponto de não ser dominado por ela.


Até nossa alegria precisa ser dominada, e, também, o nosso amor.
Em alguns relacionamentos, é comum que os mais “chicletes” sejam criticados, pois não dominam suas emoções; bem como os mais “frios” também são, pois não dominam sua apatia. O domínio próprio fala, sobretudo, de equilíbrio!

“Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo”. Tiago 3:2

Este versículo é bastante conhecido e, além de retratar a importância do controle da língua, também ressalta o “domínio de todo o corpo”. Se controlar a língua é sinal de controle do resto dos nossos membros, vale a pena, certamente, investir mais nisso!
Na mesma carta de Tiago, somos aconselhados a sermos prontos a ouvir e tardios para falar.
No fim de tudo, o que você precisa saber é: tenha equilíbrio! Dose as porções certas daquilo que você expõe! Proteja os outros (e a si mesmo) do mal que, descontrolado, você pode provocar. Esse mal pode ser provocado até por uma alegria repentina demostrada em uma situação de pesar.


Oremos — precisamos aprender a agir como Jesus: com sabedoria e equilíbrio, tendo controle tanto sobre as emoções quanto sobre as atitudes.
Que Ele nos ajude!

(Isadora Bersot)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s