Pregar é mais fácil que viver

Pregar é mais fácil que viver – José #226

A maioria dos cristãos conhece a história do José (Gênesis 37). Inúmeros pregadores já falaram sobre ela. Ele foi um sonhador obediente. Apesar de ter contado seus sonhos para os seus familiares, que não creram, e pior: tentaram matá-lo (!) — falarei sobre isso em breve — José padeceu demais até que finalmente fosse levantado como governador do Egito e vivesse a realização dos seus sonhos.

Amamos essa narrativa, mas isso ocorre porque sabemos seu final.

Não podemos mensurar o tamanho da aflição de José dentro do poço. Quando foi esquecido pelo copeiro e pelo padeiro. Quando foi escurraçado pelos irmãos. Quando foi desacreditado pelos seus. Quando não cedeu aos encantos da mulher de Potifar. Quando foi injustiçado. Mas, por sabermos como José termina, celebramos suas adversidades violentas — havia, afinal, um propósito divino por trás de cada uma delas.

No entanto, se pensamos em nossa própria história, veremos que constantemente nós perdemos a esperança de que haja uma luz no fim do túnel dos nossos fracassos e decepções. Amamos contar histórias, mas jamais desejamos, voluntariamente, estar no lugar de quem as viveu. Pense nas suas narrativas bíblicas favoritas: elas não envolvem circunstâncias tão aterradoras que parecem impossíveis de acreditar?

Meu consolo hoje é este: assim como Deus sabia o final da história de José e o fortaleceu para vivê-la inteiramente, Ele também sabe o fim da sua! Davi já escreveu um Salmo falando isso:

Salmos 139: 16. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.

Confiemos, então: o Pai que sustentou o filho mais amado de Jacó fará o mesmo por você!

(Isadora Bersot)

Um comentário em “Pregar é mais fácil que viver – José #226”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s