Lendo uma reflexão da Renata, do blog Mulheres em apuros, decidi compartilhar aqui algo sobre o que ela comenta na conclusão, que é importantíssimo.
Você conhece a história da mula de Balaão, né? Se não conhece, está registrada no capítulo 22 do livro de Números. Uma das lições mais repetidas que parte desse episódio bíblico é a de que “Deus usa até a mula”. É verdade. Sendo o Senhor soberano, bem como a Bíblia afirma e os cristãos creem, todas as coisas no universo estão sob o domínio divino, e, se Lhe aprouver, até mesmo os que não creem podem ser usados por Ele. Diante disso, sabendo que o Pai usa quem quiser para a manifestação da Sua glória e/ou para o estabelecimento da Sua vontade, é importante saber que Ele age “apesar de nós“, não “por causa de nós“.
Eu me lembro de um dia em que fui ao meu dentista e ele disse: “Você tem o coração bom”. Claro que eu estava com a boca aberta, cheia de instrumentos, babando, numa situação bem desconfortável e não pude responder, mas pensei: “Tadinho… não conhece o tanto de mal que cabe aqui dentro”. Se não fosse a Graça divina filtrando minhas ações e perdoando os meus pecados, se não fosse o sangue de Jesus… vou te contar, não seria fácil não, hein! O que quero dizer com isso é que se algum agir divino dependesse da gente, estaríamos todos lascados.
Como a Palavra já diz, todos nós caímos e carecemos da Graça do Senhor. Contudo, nem as nossas limitações nem os nossos pecados são capazes de impedir que Deus se mova por meio de nós. Você, que é cristão, provavelmente já recebeu um conselho, uma palavra ou alguma atitude divinamente inspirada por alguém que não professa a mesma fé. Eu mesma já vivi isso algumas vezes. Podemos comprovar facilmente que a manifestação de Deus não se dá baseada em nós, mas apesar de nós.
Se o estabelecimento do Reino dos Céus nesta terra fosse por nossa causa, estaríamos absolutamente desolados e abandonados à nossa própria sorte. A vida nos escapa, mas pelas misericórdias do Senhor, Ele segue agindo em nós e por nós, apesar de nós. É tudo sobre Jesus. Dele, por Ele e para Ele são absolutamente todas as coisas, e não há um só átomo do Universo que não seja guiado pelo controle de Suas poderosas mãos.
(Isadora Bersot)