#Palavras do Pai

Igreja atrasada #258

“A igreja demora muito para discernir o ‘Zeitgeist’ [espírito de seu tempo]. Estamos continuamente envolvidos com a luta contra o marxismo cultural — algo que foi, com certeza, um grande problema para a igreja cristã na década de 1980 no Brasil, mas que hoje simplesmente não faz mais NENHUM sentido para nossos jovens e adolescentes assediados pela fluidez pós-estruturalista. […] Quando a igreja evangélica descobrir o pós-estruturalismo, daqui a 50 anos, será tarde demais”.

— Pedro Dulci, “Identidade e sexualidade”

Nasci em 94. De vez em quando, me perguntam sobre Marx. Respondo que só o conheço de nome ou pelos memes de uns colegas comunistas. Nem sei, sendo bem sincera, ao que se referem quando falam de marxismo cultural.

Sim, estudo numa universidade pública. Sim, sou da área de humanas. Sim, faço Letras. Mas não, Marx não está no meu currículo. Esse não é o tipo de discussão que tenho com meus amigos nem dentro nem fora da sala de aula. Com isso, só quero confirmar o que o Dulci já escreveu: a igreja está atrasada.

Ele termina com uma citação do J. Gresham Machine: “Como cristãos, devemos tentar moldar o pensamento do mundo de tal maneira que a aceitação do cristianismo seja vista como algo mais do que um absurdo lógico”. Mas enquanto reduzirem o cristianismo no Brasil a Malafaia, Macedo, Waldomiro, e, mais atualmente, Flordelis, seguiremos dentro de uma bolha evangélica passando raiva por conta desses “””representantes””” e apenas vociferando entre nós contra aquilo a que chamamos de “mal” — ou seja, apagados e sem sabor, o exato oposto do que Cristo espera de Seus filhos (e daquilo que o mundo precisa). A Palavra já afirma: se assim formos, seremos (e já estamos sendo!) pisados pelos homens.

(Isadora Bersot)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s