#Palavras do Pai

A virtude do perdão

Por Isabela Eccard

Mateus 6:14-15

 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”

 Efésios 4:32

“Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

             O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

            Deus está sempre pronto a perdoar a qualquer que peça perdão. Porém, antes de pedir perdão a Deus, você não deve estar ‘enrolado’ com ninguém. Se você magoou alguém, seja o canal de perdão e peça desculpas. Não adiantará nada pedir desculpas a Deus, pois, assim como o versículo diz “se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” Se o caso foi que te magoaram e te pediram desculpas, aceite-as, não vale a pena ficar chateado com alguém que errou, pois assim como ele, você também erra.

            Às vezes você pensa: Caramba, ele não merece que eu o perdoe. E sabe o que pergunto? E você por acaso é merecedor do perdão de Deus? Todos nós temos pecados, e sempre teremos, não há quem possa dizer que não peca; e Deus, em sua infinita misericórdia e amor, foi capaz de dar seu único filho para nos perdoar de todo pecado, de tudo de ruim que fazemos e que não agrada a Ele. Nós não somos merecedores, e mesmo assim, o Senhor nos perdoa.

            Você também pode pensar: De novo? Toda hora ele erra na mesma coisa e vem ficar me pedindo desculpas toda vez? Tô de saco cheio já, não vou perdoar de novo não. Mas sabe o que a bíblia nos fala a respeito disso? Em Mateus 18:21-22 diz: “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.”

            A primeira coisa a ser feita é reconhecer o pecado, depois, pedir perdão por ele. Tanto ao seu irmão (se esse for o caso), quanto a Deus. Depois disso, basta agradecer a Deus pelo perdão e acreditar que ele já foi perdoado, afinal, em Sua palavra Deus nos revela em Miquéias 7:18,19 que o Senhor esquece da transgressão e lança os nossos pecados no mar do esquecimento. (Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquiadades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.)

            E se, mesmo depois de saber disso, você ainda não consegue perdoar o seu irmão, faça o seguinte: Ore a Deus e peça a Ele para te livrar desse sentimento que está te impedindo de liberar o perdão.

            Deixo o trecho de uma música do Thalles Roberto que diz: Quero amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo, me importar com a dor do irmão como se fosse a minha dor, APRENDER A PERDOAR; é o que queres de mim. Que eu viva pro amor, que eu viva pra amar.

Antes de finalizar, deixo também outros versículos a respeito do perdão:

Salmos 32:1-6

 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.”

Salmos 103:11-12

 “Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.”

1 João 1:9

  “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Salmos 51:2-4

“Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”

 Lucas 17:3-4

 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás. “

Colossenses 3:13

“suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. “

Então é isso gente, perdoem e peçam perdão. Fiquem com Deus e qualquer observação podem comentar.  Que Deus esteja com vocês, e lembrem-se: A vontade Dele é maior e melhor que a nossa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s