#Palavras do Pai

No meio do caminho #219


No meio
do caminho
havia uma pedra.

No meio
das pedras
havia um caminho.

 

A maioria destas é de Lesvos (ilha grega que recebe, em apenas um campo — Moria –, hoje, mais de dez mil refugiados). O que deveria ser um lugar de passagem virou um eterno presente — uma espécie de cápsula temporal que exclui do mundo (deslocamentos forçados) ao mesmo tempo em que faz o mundo excluir (discriminação/ separação/ xenofobia/ muros).

Há quase 3 anos vivo entre o espanto e o desejo.
Entre a distância e o afeto.
Entre o estudo e saudade.

A pedra em primeiro plano, lisinha, achatada, é de Santorini. Nunca fui. Um amigo, já falecido, recebeu de um pastor quando contou do meu sonho, dessa minha utopia que, segundo Galeano, é o que faz a gente caminhar.

A diferença entre a utopia e a caminhada da Fé é que esta última possui resultados seguros, porque conduz a um único Caminho — Jesus. Mas a sensação é a mesma: percorrem-se caminhos pedregosos-longos-difíceis para chegar a um sonho bom, que até faz nascer flores que furam o asfalto.

As pedras não fazem parte do caminho — são o próprio caminho. Estejamos ou não no destino desejado.

Escolhi estudar Grego (ciente de que não era o moderno) pelo simples fato de me sentir perto mesmo a 9.700 km de distância. Não é o meio mais “útil” e às vezes provoca o efeito oposto ao desejado, mas sigo colhendo flores… Muitas delas! Mais do que eu poderia imaginar. Minhas esperanças resistem.

Lê, obrigada pela lembrança. Tércio (in memoriam), por aquela pedra. Vocês, além de muitos outros, têm mantido meu sonho vivo. Bia e Drummond, agradeço pela poesia e pelas flores que semeiam no meu caminho.

Provérbios 16: 9. Em sua alma, o homem planeja seus caminhos, mas o SENHOR é quem determina seus passos.

(Isadora Bersot)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s